Menos Desculpa, Mais Compromisso
É comum darmos desculpas, principalmente quando somos confrontados. Quando alguém nos questiona sobre algo que estamos deixando de fazer, em geral nós damos desculpas, ao invés de assumirmos a responsabilidade e apontarmos as soluções para o problema. Quando alguém nos pergunta: “Por que você não faz atividade física?”, ou “Por que você não come frutas e verduras todos os dias?”, qual é a nossa primeira reação? Dar desculpas. “Não tenho tempo”, “está muito caro”, “não gosto disso”. Desculpas, desculpas e mais desculpas. Somos muito hábeis em arranjar desculpas para tudo. O problema é que nós mesmos não acreditamos nas nossas próprias desculpas. Afinal, elas não têm uma base sólida, elas simplesmente são ditas sem pensarmos profundamente sobre o assunto.
Vamos analisar a questão do tempo, que é uma das desculpas mais comuns para não fazer atividade física, meditação, ler um livro ou estudar com o filho. Será que realmente estamos com falta de tempo? Como arranjamos tempo para jogar tanta conversa fora? Como arranjamos tanto tempo para ficar no Whatsapp/Facebook/Instagram? Na maior parte dos casos – sei que há exceções – dizer que não tem tempo é uma desculpa pra lá de furada.
Outra desculpa é dizer que não se gosta de fazer tal e tal coisa. Essa é outra desculpa furada. Se você tem qualquer outro objetivo em sua vida, por exemplo, fazer uma viagem, você não faz tremendos sacrifícios para conseguir viajar? Não passa meses economizando, acorda bem cedo no dia da viagem, pula refeições e carrega malas e sacolas pesadas só pra completar a viagem dos sonhos? Claro que sim. Quando realmente queremos e desejamos alguma coisa, nós fazemos o sacrifício, mesmo que a gente não goste de fazer algumas coisas que são necessárias para conquistar o nosso objetivo.
Penso que boa parte de nós não deseja de verdade ter saúde. Se nós realmente quiséssemos ter saúde, nós faríamos os sacrifícios necessários para obtê-la. Nós não daríamos desculpas, nós encontraríamos soluções e assumiríamos os compromissos necessários para a obtenção da saúde.
Grande Abraço e uma Excelente Saúde a Todos,
Dr. Charles Genehr – CREMERS 26.509 – CREMESP 185.764