Artrite Reumatoide
A artrite reumatoide é uma doença autoimune crônica que causa dor e rigidez nas articulações. Ela afeta entre 0,3% a 1% da população mundial. É uma doença debilitante que pode causar em alguns casos até o afastamento do trabalho. Em 10 anos, pelo menos 50% dos portadores da doença não conseguem mais trabalhar em um emprego de turno completo. Para o tratamento dessa doença, em geral são prescritos medicamentos junto com fisioterapia, exercícios físicos e recomendação para a perda de peso.
Um artigo publicado hoje no site Medical News Today comenta os benefícios da dieta baseada em plantas para essa doença conforme um estudo científico de revisão que foi publicado na revista científica Frontiers in Nutrition. Os autores do estudo concluíram que essa dieta pode ajudar a aliviar os sintomas dessa condição através da redução dos níveis de inflamação. Pessoas que seguem essa dieta têm níveis mais baixos de marcadores inflamatórios sanguíneos, como a proteína C reativa. Pessoas que fizeram uso de uma dieta baseada em plantas com baixo conteúdo de gordura durante 4 semanas tiveram redução da dor, da rigidez, da sensibilidade e do inchaço, segundo um estudo.
Os portadores da doença que estavam com sobrepeso e que perderam ≥5 kg de peso tiveram três vezes mais chances de reduzirem os sintomas do que aqueles que perderam menos peso, de acordo com uma pesquisa. A dieta baseada em vegetais ajuda as pessoas a perder peso e isso aumenta as chances de elas reduzirem seus sintomas. Dietas baseadas em vegetais também aumentam a diversidade das bactérias no intestino, fato que colabora para o alívio da artrite reumatoide.
Segundo uma das autoras do artigo de revisão Dra. Hana Kahleova, do Physicians Committee for Responsible Medicine, “Uma dieta à base de vegetais composta de frutas, vegetais, grãos e leguminosas pode ser tremendamente útil para aqueles com artrite reumatoide. Este estudo oferece esperança de que, com uma simples mudança de menu, a dor nas articulações, o inchaço e outros sintomas dolorosos possam melhorar ou até desaparecer”.
Antes de mudar a sua alimentação, converse com seu médico e consulte com uma nutricionista. Converse com o seu médico porque pode ser necessário o ajuste das doses das medicações que você usa. Consulte com uma nutricionista porque ela vai te dar uma orientação personalizada a respeito da sua alimentação.
Referências:
Cohut, Maria; Medical News Today. How plant based diets can help people with rheumatoid arthritis.
Disponível em:
https://www.medicalnewstoday.com/articles/326554.php
Kreps DJ, Halperin F, Desai SP, Zhang ZZ, Losina E, Olson AT, Karlson EW, Bermas BL, Sparks JA. Association of weight loss with improved disease activity in patients with rheumatoid arthritis: A retrospective analysis using electronic medical record data. Int J Clin Rheumtol. 2018;13(1):1-10.
Disponível em:
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5875117/pdf/nihms934255.pdf
Grande Abraço e uma Excelente Saúde a Todos,
Dr. Charles Genehr – CREMERS 26.509 – CREMESP 185.764