Como Meditar
Você ainda não tem o hábito de meditar? Que tal introduzir essa prática na sua vida para colher todos os benefícios associados a ela? Nesse artigo vou explicar o que é a meditação, quais os seus principais benefícios e o que você pode fazer para começar a meditar hoje mesmo.
A meditação é uma prática contemplativa, ou seja, é um momento em que você deixa de fazer as atividades dinâmicas habituais do seu dia a dia. Ela é diferente do estado do sono. Naquele estado você passa por duas fases principais: a fase dos sonhos e a fase sem sonhos, na qual você está inconsciente. A meditação, ao contrário da vigília e do sono, é um estado intermediário, no qual você não está fazendo alguma coisa ativamente e no qual você não está dormindo. Você continua consciente, mas não mexe a maior parte do seu corpo. As únicas partes do seu corpo que se mexem, ou que deveriam se mexer, são aquelas relacionadas com a respiração.
Quais são os benefícios da meditação? Em primeiro lugar é preciso dizer que você não deve esperar obter os benefícios dessa prática logo na primeira vez em que você for meditar. Para algumas pessoas, as primeiras tentativas de meditação são difíceis, porque elas começam a observar os seus pensamentos e notam o grau de agitação que a mente delas se encontra. Nesses momentos também é comum sentir desconfortos físicos e mentais. Tanto o corpo como a mente podem se rebelar quando você impõe a eles que eles permaneçam inativos por alguns momentos. Por tudo isso, é importante perseverar para passar por essa fase. Calma, o bom é que nem todas as pessoas passam por isso. Existem aquelas pessoas que já se sentem bem logo nos primeiras vezes que começam a meditar.
Quais são os benefícios propriamente ditos da meditação? Bom, como eu já disse, um dos benefícios é a sensação agradável que é sentida enquanto se medita. Nem todos experimentam isso nas primeiras vezes, mas todos experimentam isso com o passar do tempo. Além disso, é comum a aquisição de determinadas capacidades ao longo do tempo como melhor sono, menor ansiedade, maior concentração e maior capacidade de memória. Só esses quatro benefícios citados já seriam suficientes para que todas as pessoas meditassem, mas em geral as pessoas são resistentes para fazer aquilo que pode beneficiá-las de verdade. Além desses quatro benefícios, podemos citar a redução das dores corporais, o ajuste da pressão arterial, a melhora da imunidade e a melhora da performance escolar e profissional.
Como podemos começar a meditar? É muito simples. Basta sentar em algum local confortável com a coluna ereta. Para isso, escolha um local que permita que você fique com a coluna ereta sem maior esforço: sofás ou cadeiras com almofadas não são locais ideais porque é relativamente difícil manter a postura ereta nesses lugares. Depois de assumir a postura sentada adequada, é hora de fechar os olhos e começar a controlar suavemente a respiração. Deixe que o ar entre e saia das suas narinas suavemente, apenas aprofunde um pouco a sua respiração e evite movimentos respiratórios forçados e bruscos: uma respiração suave é o suficiente. Permaneça focado nesse fluxo de ar durante alguns minutos. Para começar a meditar, cinco minutos bastam. Com o passar do tempo, você pode aumentar o tempo. É comum que, enquanto você está observando a respiração, entrem pensamentos em sua mente. Simplesmente observe eles e deixem que eles passem. Não comece um diálogo mental a partir de um pensamento qualquer, apenas observe, como se ele não fosse seu. Continue com esse processo de observar a respiração sem dar muita bola aos pensamentos, por pelo menos uns cinco minutinhos. Depois de terminada a prática de meditação, retorne lentamente à sua rotina.
Grande Abraço e uma Excelente Saúde a Todos,
Dr. Charles Genehr – CREMERS 26.509 – CREMESP 185.764