Hit enter to search or ESC to close

Recuperação Da Doença De Crohn com Dieta Vegetal

Dr. Charles Genehr

Mudanças alimentares podem proporcionar a recuperação surpreendente de doenças graves. Uma pessoa com doença de Crohn experimentou esse tipo de recuperação e a sua história foi publicada na revista científica Nutrients em junho de 2019. Essa recuperação sugere um poderoso efeito de uma dieta integral baseada em vegetais na saúde.

Um homem de 25 anos consultou com um gastroenterologista em novembro de 2014 porque estava há vários meses com diarreia, perda de peso e sintomas gripais. Seu médico pediu que ele fizesse uma colonoscopia e isso levou ao diagnóstico de doença de Crohn moderadamente grave. Em janeiro de 2015, foi iniciado um tratamento com infliximabe intravenoso, um medicamento imunossupressor, a cada 8 semanas. Depois de 37 semanas a dose foi aumentada porque sua doença não melhorava. Depois disso, os sintomas melhoraram mas ele continuou a sentir cansaço, inchaço e episódios de dor abdominal intensa.

Em março de 2017, dois anos após iniciar o infliximabe, o homem relatou que havia eliminado completamente todos os alimentos de origem animal e todos os alimentos processados durante 40 dias por causa de uma observância religiosa. Durante esse tempo, ele percebeu que os seus sintomas haviam desaparecido completamente. Antes de comer dessa forma, ele fazia uso da típica dieta americana que consistia no uso de carne, laticínios, grãos refinados, alimentos processados e quantidades modestas de vegetais. Depois de experimentar o desaparecimento dos sintomas pela primeira vez desde que foi diagnosticado com a doença, ele decidiu adotar a dieta integral baseada em vegetais de forma permanente, apenas consumindo alimentos de origem animal uma vez por semana ou menos e reduzindo drasticamente o consumo de alimentos processados. Nas poucas vezes em que ele falhou em seguir a dieta, ele experimentou sintomas de cansaço, náusea, inchaço e aftas ocasionais. Além da dieta, ele começou a realizar práticas de redução do estresse, como yoga, musculação e corrida. Depois de permanecer 6 meses seguindo a dieta e o novo estilo de vida, ele fez uma nova colonoscopia em agosto de 2017 que mostrou que não havia sinais da doença nos seus intestinos. Um ano depois dessa colonoscopia, o uso de infliximabe foi suspenso. Em maio de 2019, ele estava há 10 meses sem a medicação e sem experimentar o retorno significativo dos sintomas.

Vale ressaltar que não são todos os casos da doença de Crohn que apresentam uma recuperação tão significativa após a adoção de uma dieta integral baseada em vegetais. Antes de tomar uma decisão a respeito de iniciar ou não essa alimentação, converse com o seu médico e consulte com uma nutricionista.

Referências:

Sandefur
K,
Kahleova H,
Desmond AN,
Elfrink E,
Barnard ND. Crohn's Disease Remission with a Plant-Based Diet:
A Case Report.
Nutrients. 2019 Jun 20;11(6).
Disponível em:
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6628285/pdf/nutrients-11-01385.pdf

Grande Abraço e uma Excelente Saúde a Todos,

Dr. Charles Genehr – CREMERS 26.509 – CREMESP 185.764

Nota: Esses artigos são apenas para sua informação. Nenhum conselho é dado ou pretendido por esses artigos. Você deve consultar seu médico antes de fazer qualquer alteração em sua vida que possa afetar sua saúde.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.Required fields are marked *