Hit enter to search or ESC to close

Quando Devemos Comer? De 3 Em 3 Horas?

Dr. Charles Genehr

Qual é o momento certo para comer? Devemos comer de três em três horas ou devemos comer de outra maneira? O que a ciência diz a respeito disso?

De acordo com o Ayurveda, a ciência médica indiana, devemos comer apenas quando estivermos com fome porque é somente nesse momento que o nosso corpo está preparado para digerir a comida. Se as refeições forem feitas quando não estivermos com fome, a comida ingerida vai acabar produzindo toxinas, que são conhecidas como ama pelo Ayurveda. De acordo com textos dessa ciência milenar, uma pessoa deve comer duas vezes ao dia, uma vez na primeira parte do dia e uma vez na segunda parte do dia.

De acordo com um estudo realizado com adventistas, os indivíduos que comiam uma ou duas vezes por dia e que foram acompanhados por um determinado período de tempo tiveram uma redução anual do índice de massa corporal quando foram comparados com aqueles que comiam três vezes por dia. O índice de massa corporal também é conhecido pela sigla IMC e é obtido dividindo-se o peso da pessoa pela sua altura ao quadrado. O IMC dos indivíduos que faziam um jejum noturno mais longo (≥18 h) também sofreu uma redução anual em relação àqueles que faziam um jejum noturno menor (12-17h). Aqueles que não pulavam o café da manhã tiveram uma redução do IMC quando foram comparados com aqueles que pulavam o café da manhã. Aqueles que comiam mais no café da manhã ou no almoço tiveram maior redução do IMC quando foram comparados com aqueles que comiam mais no jantar. Quais foram as conclusões desse estudo? “Nossos resultados sugerem que em adultos relativamente saudáveis, comer com menos frequência, não comer lanches, consumir café da manhã e comer a maior refeição pela manhã podem ser métodos eficazes para prevenir o ganho de peso a longo prazo. Ingerir o café da manhã e o almoço com intervalo de 5 a 6 horas e fazer o jejum noturno durar 18 a 19 horas pode ser uma estratégia prática útil”, de acordo com os autores do estudo. Esse estudo, apesar de não ser conclusivo, trouxe resultados mais condizentes com as orientações milenares do Ayurveda, que infelizmente ainda não foram analisadas profundamente pela ciência moderna.

Referências:

Mattson MP, Allison DB, Fontana L, Harvie M, Longo VD, Malaisse WJ,
Mosley M, Notterpek L, Ravussin E, Scheer FA, Seyfried TN, Varady KA, Panda S. Meal frequency
and timing in health and disease. Proc Natl Acad Sci U S A. 2014
Nov 25;111(47):16647-53. 
Disponível em:
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4250148/pdf/pnas.201413965.pdf
Kahleova H, Lloren JI, Mashchak A, Hill M, Fraser GE. Meal Frequency
and Timing Are Associated with Changes in Body Mass Index in Adventist Health
Study 2. J Nutr. 2017 Sep;147(9):1722-1728. 

Disponível em:

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5572489/pdf/jn244749.pdf
Paoli A, Tinsley G, Bianco A, Moro T. The Influence of
Meal Frequency and Timing on Health in Humans: The Role of Fasting. Nutrients.
2019 Mar 28;11(4). pii: E719. 
Disponível em:
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6520689/pdf/nutrients-11-00719.pdf
Institute for Post Graduate Teaching & Research in Ayurveda. WHO
Collaborating Centre for Traditional Medicines (Ayurveda). Lifestyle Guidelines
of Ayurveda for Health Promotion. Gujarat Ayurved University, Jamnagar, 2014. 

Grande Abraço e uma Excelente Saúde a Todos,

Dr. Charles Genehr – CREMERS 26.509 – CREMESP 185.764

Nota: Esses artigos são apenas para sua informação. Nenhum conselho é dado ou pretendido por esses artigos. Você deve consultar seu médico antes de fazer qualquer alteração em sua vida que possa afetar sua saúde.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.Required fields are marked *