Primeiro O Mais Importante
Primeiro o mais importante. Considero essa diretriz essencial para a nossa vida, principalmente em uma época da humanidade em que existem tantas coisas para nos distrair e que afetam praticamente todos os momentos da nossa curta existência. Assim, para se livrar de toda essa confusão e definitivamente encontrar espaço para viver de fato, é preciso estabelecer prioridades e manter o foco naquilo que é prioritário.
Quais são as coisas mais importantes da nossa vida? Você já parou para pensar sobre isso? Antes de prosseguir com a leitura, feche os olhos, respire fundo e pense um pouco sobre quais são as coisas mais importantes para você.
E então, o que você concluiu que são as coisas mais importantes em sua vida? Família, amigos e saúde devem ter aparecido entre as suas prioridades. Afinal, sem elas como podemos continuar vivendo uma vida na sua plenitude? Agora que já concluímos sobre aquilo que é mais importante em nossa vida, vem a seguinte questão: “Estamos dando prioridade àquilo que é mais importante para nós? Sim ou não?”.
Se família, amigos e saúde são tão importantes pra nós, por que gastamos tanto tempo navegando a esmo pela internet? Por que assistimos tantas horas de televisão? Por que, quando alguém está na nossa frente falando conosco, nós não conseguimos tirar os olhos da tela do celular? Será que nós realmente estamos priorizando aquilo que nós acreditamos que deve ser prioritário em nossa vida? Ou estamos nos afogando na distração?
Outra coisa que nos distrai bastante de manter o foco na nossa saúde, por exemplo, são os alimentos com sabor apelativo. Quantas vezes deixamos de comer o que é mais saudável para comer aquilo que mais nos agrada? Muitas vezes, com certeza. Isso acontece porque nós estamos distraídos, nós não estamos inteiramente focados naquele momento. Se a nossa atenção fosse plena naquele momento, com certeza iríamos ouvir a voz da intuição dentro da nossa cabeça dizendo para que a gente não fizesse aquilo, ou ao menos que a gente não deixasse os alimentos saudáveis de lado.
O que nos desvia de fazermos exercícios ou de praticar meditação, duas coisas que muita gente já sabe que fazem bem para a nossa vida e para a nossa saúde? Em geral, alegamos que não temos tempo para fazer essas coisas, mas será que esse é o motivo verdadeiro? Será que o motivo verdadeiro, aquele que realmente nos impede de fazer aquilo que é mais importante para nós não é a distração?
Como se livrar da distração? Bom, isso é assunto para outro post.
Grande Abraço e uma Excelente Saúde a Todos,
Dr. Charles Genehr – CREMERS 26.509 – CREMESP 185.764