Hit enter to search or ESC to close

Durma Bem Que Te Faz Bem

Dr. Charles Genehr

Hoje em dia, muitas pessoas têm problemas para dormir e algumas delas precisam tomar remédios para conseguirem cair no sono por algumas horas. Outro problema que as pessoas enfrentam, mas que é menos comentado do que os demais, é o hábito de dormir demais, por nove ou mais horas diárias de sono. Dormir demais também é ruim para a saúde.

Por que tantas pessoas têm problemas com o sono? As razões para esse problema são muitas e nesse texto vamos comentar as principais. O excesso de estímulos é uma das causas principais que levam a noites mal dormidas. Principalmente o excesso de estímulos relacionado ao uso de aparelhos eletrônicos. O uso excessivo do computador, do celular e dos outros aparelhos com tela durante o dia e principalmente durante à noite prejudicam o sono. Para evitar a insônia, é bom evitar o uso desses aparelhos duas horas antes de ir para a cama e também evitar o uso desses aparelhos por mais de seis horas durante o dia todo. Essas são orientações gerais e conforme a gravidade do caso vai ser necessária uma restrição ainda maior.

Além dos eletrônicos, outras atitudes excessivas estimulam demais o nosso cérebro e acabam prejudicando o sono. Ler demais, falar demais, comer demais, tomar café demais, caminhar demais, exercitar-se demais e trabalhar demais estão entre elas. Um insone deve evitar esses excessos. Se isso não for possível durante o dia, pelo menos deve ser evitado duas horas antes de dormir.

Quem precisa melhorar o sono deve realizar a última refeição do dia pelo menos duas horas antes de ir para a cama. Claro, também é importante que se evite comer demais nessa refeição e, além disso, devem ser evitados os exercícios físicos no espaço de tempo compreendido entre essa refeição e a ida para a cama.

Para dormir bem é bom escutar alguma música calmante nas horas que antecedem o sono, fazer algum tipo de relaxamento, ler algumas páginas de um bom livro ou conversar um pouquinho com uma pessoa com a qual possa se conversar numa boa. Caso se tenha alguma situação difícil para resolver no final do dia, o ideal é que ela seja resolvida no outro dia pela manhã, se isso for possível.

Dormir e acordar sempre no mesmo horário é aconselhável porque desse jeito é bem mais provável que a pessoa esteja cansada na hora de ir para a cama. Outro recurso para dormir melhor que pode ser colocado em prática é encurtar o tempo de cama. Por exemplo, a pessoa pode ir para a cama às 11 horas da noite e levantar da cama às 6 da manhã. Essa técnica é chamada de restrição do sono e costuma ser bem útil aos insones. Para que ela dê certo, deve-se evitar as sonecas durante o dia e deve-se deixar para dormir somente no horário estipulado. Antes de colocar em prática a restrição do sono, a pessoa deve conversar com o médico dela. As pessoas que correm o risco de acidentes caso adormeçam durante as atividades diárias devem fazer a restrição do sono com muito cuidado. O ideal é que essa restrição seja feita em um dia de folga do trabalho no qual as condições sejam mais favoráveis e o risco de acidentes seja menor.

Como comentei no início do texto, as dicas para melhorar o sono são muitas e ficaria exaustivo falar de todas elas aqui. Por isso, optei por falar apenas de algumas delas. Para saber mais sobre o assunto, converse com o seu médico.

Grande Abraço e uma Excelente Saúde a Todos,

Dr. Charles Genehr – CREMERS 26.509 – CREMESP 185.764

Nota: Esses artigos são apenas para sua informação. Nenhum conselho é dado ou pretendido por esses artigos. Você deve consultar seu médico antes de fazer qualquer alteração em sua vida que possa afetar sua saúde.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.Required fields are marked *