Dá Pra Fugir Dos Agrotóxicos?
Ah, doutor, mas se eu comer mais verduras e saladas vou acabar comendo mais agrotóxicos…
Muitas pessoas me dizem isso e costumo responder à essa colocação da seguinte maneira. Sim, você tem razão. Verduras, saladas e outros vegetais que não são orgânicos contêm muitos agrotóxicos. O brasileiro consome em média 7 litros de agrotóxicos por ano. O Brasil é o campeão mundial no uso de agrotóxicos. 50% dos agrotóxicos usados por aqui são proibidos em outros países. Pimentão, cenoura, morango, pepino e alface são campeões de contaminação. Até aí tudo bem, ou melhor, tudo mal.
Mas, e eu preciso enfatizar esse mas, você não vai escapar de comer agrotóxicos se você deixar de comer verduras e saladas. Alimentos de pacote como biscoitos, sucos, salgadinhos, pães, cereais matinais, chocolate, salsicha, ovos, carnes, leite, lasanhas e pizzas também têm agrotóxicos. Ou você acha que o trigo ou o milho contidos nesses alimentos são orgânicos? O que você acha que os animais de abate comem? Pasto orgânico, rações orgânicas e milho orgânico? Você acha que eles são criados com esses alimentos sofisticados e caros?
Se você não quer colocar pra dentro de você 7 litros de agrotóxicos por ano, comece a plantar alguma coisa na sua própria casa (pode ser em vasos ou outros objetos que podem ser até pendurados em locais apropriados), compre se possível alimentos orgânicos e lave bem os alimentos antes de consumí-los. Verduras e saladas são alimentos vivos e, mesmo que você consiga apenas comer aquelas que contêm agrotóxicos, são ricas em fitoquímicos, vitaminas e minerais que, provavelmente, você está precisando, e muito.
Referências:
Veneno Invisível.
https://www.uol/estilo/especiais/veneno-invisivel.htm#veneno-invisivel
Grande Abraço e uma Excelente Saúde a Todos,
Dr. Charles Genehr – CREMERS 26.509 – CREMESP 185.764