Como o Diabético deve comer?
Se você não tem diabetes, isso não quer dizer que você deve desprezar os conhecimentos a respeito dessa doença. No Brasil, 7,5% das pessoas adultas têm diabetes e há países em que uma em cada dez pessoas está com a doença. Infelizmente, esses números vêm crescendo. Por outro lado, é possível considerar que temos uma arma poderosa em nossas mãos para prevenir e reverter o diabetes: a nossa alimentação.
O diabetes é mais comum em pessoas que estão acima do peso e hoje em dia é cada vez maior o número de pessoas que estão nessa condição. Para a redução de peso de diabéticos ou de pessoas que estão acima do peso várias estratégias são utilizadas e uma das mais comuns é o fracionamento das refeições, a famosa estratégia do comer de três em três horas. Pois bem, um estudo científico analisou a validade dessa estratégia. Um grupo de indivíduos diabéticos consumiu duas refeições por dia e outro grupo consumiu seis refeições por dia, algo mais próximo do regime de três em três horas. Nos indivíduos que consumiram duas refeições por dia, o café da manhã era das 6 até às 10 horas e o almoço era do meio-dia até às 16 horas. Qual foi a surpresa? Os indivíduos que comeram duas vezes ao dia perderam mais peso e reduziram mais a sua glicemia sanguínea do que os indivíduos que comeram seis vezes por dia.
Como as pessoas que estão com diabetes normalmente estão acima do peso, uma dieta redutora geralmente é necessária e alimentos mais leves devem fazer parte do cardápio, de acordo com o Ayurveda, a ciência médica que tem bases na Índia. Os alimentos leves referidos pelo Ayurveda apresentam uma digestão mais fácil e isso é muito útil para as pessoas que estão acima do peso, que geralmente apresentam uma digestão mais lenta e precisam de várias horas para digerir uma refeição mais pesada. Para o Ayurveda, alimentos pesados, oleosos, doces, ácidos e salgados devem ser evitados por pessoas que têm essa digestão lenta. Já para as pessoas que têm uma digestão mais rápida, a abordagem é diferente.
Um tipo de alimento muito valioso para os diabéticos são as folhas verdes. O consumo dessas folhas deve ser feito de forma generosa por aqueles que têm essa doença. As folhas são alimentos leves que estimulam a mastigação e isso acaba estimulando a saciedade e também a boa digestão. Vale a pena incluir mais folhas verdes no dia a dia, seja na forma de sucos, saladas cruas ou saladas cozidas. Porém, deve ser evitado o uso de óleos ou azeites nas saladas porque isso vai deixar a refeição mais pesada e não vai facilitar a tão necessária redução de peso para aqueles que estão com o peso acima do ideal.
Antes de mudar a sua alimentação, converse com seu médico e consulte com uma nutricionista. Converse com o seu médico porque pode ser necessário o ajuste das doses das medicações que você usa. Consulte com uma nutricionista porque ela vai te dar uma orientação personalizada a respeito da sua alimentação.
Referências:
Kahleova H, Belinova L, Malinska H, Oliyarnyk O, Trnovska J, Skop V, Kazdova L, Dezortova M, Hajek M, Tura A, Hill M, Pelikanova T. Eating two larger meals a day (breakfast and lunch) is more effective than six smaller meals in a reduced-energy regimen for patients with type 2 diabetes: a randomised crossover study. Diabetologia. 2014 Aug;57(8):1552-60.
Disponível em:
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4079942/pdf/125_2014_Article_3253.pdf
Flor LS, Campos MR. Prevalência de diabetes mellitus e fatores associados na população adulta brasileira: evidências de um inquérito de base populacional. Rev. bras. epidemiol. 20 (01) Jan-Mar 2017.
Disponível em:
https://www.scielosp.org/article/rbepid/2017.v20n1/16-29/
Edavalath, Mukesh. Ayurvedic dietary principles in prevention and management of Diabetes: A review. Endocrinology, Diabetes and Obesity. 2018, 1(1):2.
Disponível em:
http://riverapublications.com/assets/files/pdf_files/ayurvedic-dietary-principles-in-prevention-and-management-of-diabetes-a-review.pdf
Grande Abraço e uma Excelente Saúde a Todos,